(85) 3347-0362 | (85) 99220-7227 Baturité-CE

Eco turismo

O Maciço de Baturité é uma formação geológica no sertão central do Ceará. O Maciço é formado por rochas calcárias e graníticas, possuindo muitas cachoeiras, rios e e vestígios de Mata Atlântica. O turismo na região é muito ativo, principalmente no período do inverno.

Situado muito próximo ao litoral, Baturité recebe ventos oriundos do mar; suas características geográficas e altitude propiciam um clima ameno e uma paisagem de floresta Atlântica úmida que, por sua vez, contrasta com uma vegetação arbustiva de ecossistemas áridos, com campos de altitude e com áreas bastante transformadas pelo homem.
Suas matas exuberantes, com inúmeras cachoeiras, cascatas e grutas no meio da vegetação, trilhas ecológicas e paredões para a prática de rapel, além de muito ar puro, fazem da região um lugar ideal para o ecoturismo.

Eis algumas sugestões:

Parque das cachoeiras: Desfrute de caminhadas e passeios em meio à natureza, respirando ar puro e presenciando as belas paisagens que a região serrana pode lhe oferecer.

Pico alto: Ponto culminante do Maciço de Baturité, local de maior altitude, 1.115 metros. O lugar proporciona uma das melhores vistas da região, incluso boa parte do sertão cearense, com um pôr do sol espetacular.

Campo Batalha: Possui uma trilha ecológica aberta ao público com uma extensão total de 3.600 voltada para a questão da educação sobre o meio ambiente.

Linha da Serra: O trajeto começa a 28 km da entrada de Baturité e tem um percurso de 15 km a uma altitude de 1002 metros, finalizando na Pousada e Restaurante Tramonto.

Parque das Trilhas: Imerso num ambiente de mata atlântica, conta com trilhas ecológicas e atividades de esporte aventura. Encontra-se localizado a 300m do centro comercial na sede de Guaramiranga e pertence a uma área de proteção ambiental. É possível experimentar um delicioso banho de bica ou no lago, possui lanchonete, banheiros e estacionamento. O parque dispõe de atividades de aventura tais como: Rapel, tirolesas, ponte de três cordas e caiaque praticados usando equipamentos certificados por organismos internacionais e monitorados por profissionais capacitados. Possui seis trilhas, todas acompanhadas de condutores com percursos que variam de 1,8km a 3km, em meio a plantações de café orgânico, fruteiras exóticas, espécies nativas da mata atlântica e muitos pássaros.

Pesqueiro: Localizado logo após a entrada em Guaramiranga, local propício para um completo passeio em família e amantes da pescaria, possui restaurante regional e uma excelente vista para o lago.