(85) 3347-0362 | (85) 99220-7227 Baturité-CE

Rota da café verde

A Rota do Café Verde, uma iniciativa do Sebrae com empreendedores locais da região do Maciço de Baturité, é a nova aposta para conquistar a valorização histórico-cultural de uma das regiões mais visitadas no Ceará e que já teve o café como principal atividade de produção. Para quem não sabe, o Ceará foi o pioneiro na produção deste grão.
A rota tem oito atrações distribuídas em quatro municípios: Baturité, Guaramiranga, Pacoti e Mulungu.
Percorrendo estas atrações, podemos conhecer o processo de torra e moagem do café, sentir seu sabor e aroma delicioso.

Principais pontos da Rota do Café Verde

– MUSEU DE BATURITÉ – RFFSA
Uma das primeiras estações ferroviárias do estado, trouxe desenvolvimento para Baturité e cidades vizinhas. Era por aqui que toda a produção de café e algodão era transportada para a capital. Aqui está a Maria Fumaça, a primeira locomotiva a vapor que fez a viagem Fortaleza – Baturité em 1882

– MOSTEIRO DOS JESUÍTAS E SÍTIO CARIDADE
Antiga Escola Apostólica da Baturité, inicialmente era a casa de formação para jesuítas e jovens; hoje funciona como casa de retiros, hospedagens e eventos artísticos, culturais e religiosos. O café vem do sítio Caridade e é torrado e moído no próprio Mosteiro.

– SÍTIO ÁGUAS FINAS
É uma fazenda de café a 2km de Guaramiranga, pertencente a familia Uchoa que fabrica o café Guará.
Percorrendo as trilhas (agendadas com antecedência), podemos conhecer os cafezais de sombra da serra.

– SITIO SÃO ROQUE
Situado no municÍpio de Mulungu, lá temos a oportunidade de visitar a faxina – local onde o café é posto para secar, além de um galpão que serve para guardar utensílios como balaios, além dos maquinários.

– SITIO SÃO LUIS

Localizado em Pacoti, o casarão é um dos únicos na região que mantêm as características dos tempos áureos do café e foi construido pelos escravos.

– CHOCOBERRY CHOCOLATERIA

Finalizamos a rota em Guaramiranga na Chocoberry Chocolateria, onde podemos encontrar bebidas e guloseimas a bsae do café.

SERVIÇO

Rota do Café Verde
Venda nas lojas Chocoberry, de Fortaleza e Guaramiranga
Passeios de meio a um dia
Valores: entre R$ 40,00 a R$ 60,00 por pessoa.
As saídas acontecerão da cidade de Guaramiranga e os pacotes poderão ser comprados com pelo menos um dia de antecedência.